Sobre opinião,alienação e blábláblá
Quem foi que disse que ter opinião própria é dizer não pra tudo?Quem foi que disse que ficar em cima do muro não vale?Olha,se tem uma coisa que tem me deixado irritada neste meu começo de vida acadêmica é a necessidade das pessoas de ter uma resposta pra tudo, e de cobrar dos outros uma argumentação,um ponto de vista.Tudo na hora,na lata,sem titubear.Como se todos tivessem obrigação de se posicionar diante de qualquer assunto,desde a vitória do time tal,no jogo da Quarta-feira até à legalização do aborto.E dizer um “não sei” vira quase um motivo de “excomunhão”.
É nessas horas que uma “elite” mequetrefe do saber,que se diz dona da verdade,vem falar que somos todos alienados.Aí,começa aquele papo de controle por parte da mídia,da religião,do Estado...e isso evolui para teorias da conspiração, “Zeitgeist”, “Nova Ordem Mundial”e todos os outros planos de dominação da Terra,dignos de Pink e Cérebro.
Em momento algum eu pretendo negar a influência desses meios em todos os sentidos de nossas vida,e também não negaria a existência dos “podres” durante toda a história dessas instituições,principalmente da Igreja.Mas,daí até virar uma caçadora de apocalipses,há uma grande distância.
Sou totalmente a favor da busca de conhecimento,acho que por isso é tão importante,primeiro,reconhecer nossa ignorância.Mas,tem gente que se perde um pouquinho nessa busca e começa a “engolir” as idéias distorcidas do primeiro ateu recém-convertido,ou cientista frustrado que encontra, e começa a ver (e pior,interpretar)supostas mensagens subliminares até em rótulos de shampoo.
Enfim,parece que ,infelizmente,para muitos há uma linha tênue entre “livrar-se de qualquer tipo de doutrinação” e “tornar-se um esquizofrênico”.Sinceramente,acho que a vida é curta demais pra perdermos tempo procurando falhas no sistema.Você morre e os problemas continuam.
Pense nisso.Ou não.
Beijobeijo
Indira Lima
- 2010
- Alice no País das Maravilhas
- amizade
- arte
- arte moderna
- artes
- bee writer
- blog
- blorkutando
- Brasil sil sil
- Breakfast at Tiffany's
- breguice
- cinema
- coisa fofa
- comida
- Corpo Humano
- Crepúsculo
- Dadaísmo
- Dança
- design
- Dia da toalha
- dia do amigo
- dica
- direito
- Douglas Adams
- Ecologia
- educação
- edward munch
- escola
- falta de ar
- feminismo
- férias
- filme
- filmes
- fluxo da consciência
- fofo
- fotografia
- Franz Kafka
- Freud
- futebol
- Futuro
- Gandhi
- George Orwell
- gorilas
- grande gênio
- greenpeace
- Guerrilla Girls
- heart
- imagem
- Imagens
- Índia
- Infância
- internet
- inverno
- jazz
- lista
- literatura
- livro
- Lolita
- meio ambiente
- metamorfose
- Milagres da "Santa MTV"
- Moda
- momento de distração
- mulheres
- Música
- na nossa estante
- nerdices
- Nordeste
- nostalgia
- nowplaying
- O fabuloso destino de Amélie Poulain
- O guia do Mochileiro das Galáxias
- Obama
- pelo mundo
- pessoas
- Política
- preconceito
- programas de TV
- psicodelia
- rock
- sexos
- Simpatias
- simplicidade
- social
- sorte
- The Beatles
- Tim Burton
- uhu
- vamos pensar um pouco
- Vladimir Nabokov
- volta
- weheartit
3 comentários:
Nossa, como estava com saudades de seus posts. Gostei desse desabafo "acadêmico". Também vejo muita coisa por esse ponto de vista.
E agora, cérebro? o que vamos fazer?
=D
Eu penso que não há como fugir dessa tal alienação. Até quem é contra ela e julga aqueles aparentemente alienados, sofre algum tipo de influência em suas opiniões. Acho que seria mais agradável se todos respeitassem o modo de pensar do próximo, estando em cima do muro ou não, sendo contra ou não... Se tem uma coisa que realmente irrita (e muito) é quando tentam impor uma certa idéia como verdade absoluta ou quando fazem tempestade em copo d'água por causa de um simples "não sei".
Acabei de iniciar minha vida acadêmica. Acredite, sinto a sua dor. ):
Ua resposta para tudo? Isso é muito complicado.
Postar um comentário