English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pra não ser só mais um rábula

Monarquia degenera-se em tirania.

Aristocracia degenera-se em oligarquia.

Democracia degenera-se demagogia.

Um estudante cheio de ideais e disposto a salvar o mundo degenera-se em um cara que só quer um escritório com vista pro mar.

Foi mais ou menos isso que minha professora de Teoria Geral do Estado disse em uma das aulas dela no semestre passado. E ela tem razão. É muito fácil encontrar um aluno do primeiro período todo animado com a ideia de fazer justiça e blábláblá, e é ainda mais fácil encontrar um aluno no final do curso que só quer se livrar de tudo e receber logo uns honorários bem generosos.

É claro que esse comportamento não é uma exclusividade dos cursos de direito, mas ,como essa é a minha área, vou me limitar a ela.

É do conhecimento de todos a existência de uma vasta quantidade de “piadas de advogado”, e por mais absurdo que possa parecer, muitas vezes são os próprios membros dessa classe que alimentam essa cultura. Não vejo outra explicação para o fato de ouvir um estudante de direito dizer que não gosta de política porque só tem corrupto nesse país, que esse negócio de moralidade é só teoria, ou que os ideais de justiça são inatingíveis. Como assim?!

Não quero de forma alguma dizer que devemos encarar o direito de forma romântica ,achando que todas as suas instituições funcionam perfeitamente .Não é isso.Conhecemos muito bem os problemas pelos quais a justiça tem passado no nosso país. Mas, é justamente diante desse quadro que a figura do advogado deve surgir para reverter essa situação, resgatar o equilíbrio social.

Acredito na possibilidade de fazer um país mais justo,mas parece que pra isso o ensino jurídico ainda tem que melhorar bastante ,pra só então gerar uma verdadeira mudança na sociedade e enfim deixarmos de ser motivo de piada.

Beijobeijo

Indira Lima

Ps: Só explicando o título,os “rábulas” eram os práticos do direito.Pessoas que não possuem conhecimento teórico,mas apenas prático da profissão.



0 comentários:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Alguém aqui?

Para enviar críticas,sugestões ou simplesmente trocar ideias:

Dirahlima@hotmail.com

Quem sou eu

Seguidores

Selos

Selos