English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

A Metamorfose




" Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num insento monstruoso.''


Personagem de Franz Kafka, Gregor é um caixeiro-viajante que sustenta a família com os rendimentos de um trabalho no qual não encontra prazer e ao preparar-se para mais um dia de viagem descobre-se limitado pelo corpo pesado e inúmeras perninhas que se movem sem o mínimo de harmonia.É a extensão de seus pesadelos noturnos, Samsa agora é um inseto e acaba privado do convívio familiar direto.

"Ao invés de reagir com franca ansiedade, Gregor pensa, o tempo todo, sobre seu emprego e sua família; ele se torna ansioso sobre a passagem do tempo e preocupado com suas novas sensações corporais e suas estranhas dores" (Bouson, 56). Em outras palavras, Gregor não pode escapar do fato de que mesmo como um humano, ele era desumanizado. Suas preocupações sobre obrigações familiares servem para ressaltar que Gregor é agora um inseto na forma física, mas que psiquicamente ele tinha sido pouco mais que isso até então.

A metamorfose" tem componentes autobiográficos.Há semelhança do sobrenome Samsa com Kafka - número de letras e a vogal ''a'' em posições correspondentes, o mesmo com as consoantes.Assim como Samsa, Kafka teve uma relação difícil com o pai e uma irmã a quem era muito afeiçoado - Ottla com o mesmo número de letras de Grete.

O modesto sucesso extraído do muito que escreveu explica-se pelo caráter melancólico e humor amargo que perpassa por toda a obra dele.Sua ficção, de tão inovadora pouco era compreendida e rendeu a kafka não muito reconhecimento naquela época.

Rá.

4 comentários:

Anônimo disse...

É pena que a obra ficou inacabada... Li "Metamorfose" há cerca de 20 anos atrás... No fim do livro, veio uma certa frustração... Está na hora de reler, sem "alimentar" a expectativa do final que não tem... hehehe

Tive oportunidade de conhecer, em Praga, lugares onde Kafka viveu...
Enquanto passava por esses lugares, imaginava o escritor em seus momentos criativos.

Anônimo disse...

thank you so much! :)
that's really nice!
i don't speak your language, so i can't read your blog... :(
but i like fashion and music too, so i think it must be good :)
<3 Julia

Elinor disse...

Thank you so much!
I'm so happy you like my looks and my blog!

Nice to meet you too!
/Elinor

Anônimo disse...

ah, and thank you so much for following :)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Alguém aqui?

Para enviar críticas,sugestões ou simplesmente trocar ideias:

Dirahlima@hotmail.com

Quem sou eu

Seguidores


Selos

Selos